Atual

CONHECIDA POR SER FRIA, RANCHARIA REGISTRA 4° MAIOR PICO DE CALOR DO PAÍS

CONHECIDA POR SER FRIA, RANCHARIA REGISTRA 4º MAIOR PICO DE CALOR DO PAíS

Tradicional por atingir as temperaturas mais baixas da região durante o inverno, Rancharia, desta vez se destacou no quesito calor. O município ficou em 4º lugar no ranking dos Valores Extremos, que destaca os picos de temperatura no país, realizado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A pesquisa teve como base esta terça-feira (20/01/2015), e Rancharia atingiu 39,4º C.

Para se obterem os resultados, são utilizadas as estações meteorológicas convencinais do Inmet, além de critérios como: temperatura máxima alcançada durante o dia, mínima registrada no dia, menores umidades relativas do ar e maiores valores de chuva em 24h.

O climatologista Vagner Camarini afirmou estar surpreso com o resultado, já que dentro da região, o município não costuma ser o mais quente. "Se fosse pelo frio, tudo bem. Normalmente no inverno, Rancharia chega a atingir os 2º C, sempre mais frio que Presidente Prudente, por exemplo", explicou.

Ele relata ainda que a presença do Oeste Paulista nesta lista é comum, já que toda a extensão é conhecida por ser quente. "Na segunda-feira (19/01/2015) a região bateu um recorde de calor", afirmou Camarini.

Uma das razões que pode ser apontada como responsável pelo índice, é a questão do relevo encontrado no município. "A cidade é propícia a ter menor circulação do ar em razão das poucas elevações", frisou o climatologista.

Para esta quarta-feira (21/01/2015), segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), a previsão do tempo para Rancharia não deve passar dos 35º C, com 80% de chances de chuva no município. Até sexta-feira (23/01/2015), a máxima não deve passar dos 32º C.

Fonte G1

Foto: Reprodução / TV Fronteira

outras noticias